Santos: lembranças do melhor time que o mundo já viu

outubro 19, 2009 at 2:45 pm 1 comentário

Qual o melhor time que o mundo já viu? Para o jornalista Odir Cunha não há dúvida: o Santos de Pelé, equipe do final da década de 1950 e de todos os anos 60. E para quem acha que Odir é suspeito por ser um santista fanático, ele diz: “Isso não é opinião de santista, mas sim resultado de ampla pesquisa feita pela revista El Gráfico, da Argentina, com especialistas da América do Sul e da Europa”.

Odir Cunha assina “Ser Santista”, livro-memória sobre o clube da Vila Belmiro, que será lançado pelo selo Paixão entre Linhas, da Editora Leitura. A obra narra em detalhes as façanhas de um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro.

Odir é jornalista com mais de 30 anos de carreira. Passou por diversas redações de jornais e revistas e ganhou dois Prêmios Esso, principal premiação do jornalismo. É autor de diversos livros principalmente relacionados ao Santos, como Time dos Sonhos, Donos da Terra, Na Raça. Foi também biógrafo de Oscar Shmidt e atualmente edita a revista FourFourTwo, sobre futebol.

Confira abaixo entrevista com o escritor, na qual ele responde sobre o orgulho do santista, as conquistas que o marcaram, curiosidades do clube e fala ainda sobre a dobradinha entre futebol e literatura.

O que faz do Santos um clube diferente de todos os outros? Por que o torcedor do Peixe deve ter orgulho de seu clube?

O Santos teve, na década de 1960, o melhor time que o mundo já viu. Isso não é opinião de santista, mas sim resultado de ampla pesquisa feita pela revista El Gráfico, da Argentina, com especialistas da América do Sul e da Europa. O Santos foi o primeiro bicampeão mundial (1962/63), é oito vezes campeão brasileiro, o time que teve o maior jogador de todos os tempos, o que marcou mais gols na história do futebol e sua torcida é igualmente fantástica, pois é o único time que tem 14 vezes mais torcedores do que a população de sua cidade de origem. Ser santista é ser cult, é apreciar o futebol-arte, é valorizar o craque, é não acompanhar o rebanho, é ter personalidade própria.

Cite um jogo inesquecível na trajetória do Santos.

O Santos teve centenas de jogos inesquecíveis, mas alguns foram marcantes, como a goleada sobre o Benfica em pleno Estádio da Luz, em Lisboa, que deu ao time o seu primeiro título mundial (5 a 2, em 1962) e a vitória, de virada, sobre o Milan, no Maracanã, que provocou o jogo-desempate da decisão do título mundial de 1963 (4 a 2, depois de perder o primeiro tempo por 2 a 0).

Quais os maiores ídolos da história do clube?

A história do Santos tem dezenas de craques, mas os grandes ídolos foram Pelé, Zito, Clodoaldo, Pagão, Coutinho, Pepe, Gylmar, Mauro, Mengálvio, Dorval, Toninho Guerreiro, Edu, Lima, Rodolfo Rodrigues, Cláudio (goleiro), Joel, Ramos Delgado, Djalma Dias, Carlos Alberto Torres, Jair Rosa Pinto, Antoninho, Formiga, Hélvio, Ary Patusca, Araken Patusca, Feitiço, Arnaldo Silveira, Adolfo Millon, Walter, Serginho Chulapa, Giovanni, Juary, Pita, João Paulo, Ailton Lira, Paulinho McLaren, Guga, Urbano Caldeira, Athiè Jorge Cury, Negri, Del Vecchio, Robinho, Diego, Elano, Alex, Léo, Renato, Fábio Costa, Manoel Maria, Odair, Álvaro, Tite, Camarão, Siriri, Evangelista, Omar…

No processo de elaboração dos livros, houve alguma informação sobre o clube que o surpreendeu?

Sim, que o Santos foi fundado por jogadores e dirigentes que pertenciam ao Americano, bicampeão paulista em 1912/13, time originário de Santos que depois se mudou para São Paulo. Arnaldo Silveira, que depois viria a ser capitão da Seleção Brasileira, e Sizino Patusca, primeiro presidente do clube, eram ligados ao Americano antes de fundarem o Santos.

Qual o episódio mais curioso da história do Santos?

Teve tantos, mas o mais incrível é que e o Santos é o único time que já parou uma guerra. Em 1969 a Guerra da Biafra, na Nigéria, foi interrompida para que o Santos pudesse jogar lá. Só quando o avião estava decolando é que os tiros recomeçaram. Enfim, o Santos era mesmo um emissário da paz.

Para terminar, o que acha da dobradinha entre futebol e literatura?

Acho fantástica, um autêntico gol de letra, pois futebol é coisa séria, está inserido na história de nosso País e de nosso povo e precisa ser tratado com o devido respeito. Todo brasileiro deveria ler e conhecer mais sobre o futebol, não só sobre o seu time. Acho que a Leitura fez um gol de placa a estou aqui aplaudindo de pé. Espero que os santistas mostrem porque são torcedores “escolhidos” e façam a sua parte, esgotando os exemplares impressos sobre o time dos sonhos.

Anúncios

Entry filed under: Autores, Livros. Tags: , , , , , , , .

Vasco: Jogos inesquecíveis para cruzmaltinos apaixonados Atlético: torcendo contra o vento

1 Comentário Add your own

  • 1. Carlos Virgilio Nepomuceno  |  outubro 19, 2009 às 4:52 pm

    ESse Odir é o máximo. Tô com ele.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Olá, você está no blog do Paixão entre linhas, um projeto da Editora Leitura que une literatura e futebol e vai surpreender os torcedores dos principais clubes do país.

Posts

Twitter

  • RT @editoraleitura: "5ª rodada do Brasileirão é dos Paulistas" Confira o post no blog Paixão Entre Linhas: tiny.cc/ag3un E dê sua ... 6 years ago
  • Pessoal, hoje nós nos mudamos oficialmente para o Twitter da Editora Leitura @editoraleitura onde agora também haverão tweets sobre futebol! 6 years ago
  • RT @editoraleitura: Boa tarde, gente!!! Então quer dizer que hoje começa o inverno, né? Hummm... isso nos lembra uma leitura bem gostosa ... 6 years ago
  • Já tá todo mundo seguindo o Twitter da Leitura? @editoraleitura Em breve o Paixão Entre Linhas vai ser lá também! :) 6 years ago
  • RT @editoraleitura: Entre os sorteios no “Bem Amigos” da SPORTV de hoje vai ter 365 MOTIVOS P/SER VASCAINO de Bruno Mazzeo e Sergio Alme ... 6 years ago
outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

%d blogueiros gostam disto: