Esporte não combina com crime

julho 8, 2010 at 4:43 pm 1 comentário

Casos como o do goleiro do Flamengo, Bruno, colocam em pauta uma questão pouco abordada no Brasil: a formação de atletas.

É claro e notório que o talento deve ser determinante para a formação de um atleta. Sem este sopro que mostra uma qualidade e desempenho excepcional em determinado esporte ou atividade, não há o jogador. O problema é que no Brasil, na maioria dos casos, se prioriza o talento e se esquece de incutir cultura no jovem esportista, o deixando à míngua de informações, de conhecimento e da própria cultura.

O país do futebol, mesmo saindo precocemente da Copa do Mundo o Brasil ainda é o país que possui o melhor futebol do mundo, é abarrotado de talentos do esporte bretão, que surge em todas as camadas da sociedade, desde favelas até condomínios luxuosos, pode-se encontrar um grande craque dos gramados. Mas e aí? Como valorizar e aprimorar este talento sem se esquecer da educação.

Em países de primeiro mundo, como Estados Unidos, Inglaterra, França, dentre outros, a condição para que o jovem se mantenha atuante no mercado esportivo, é se mantendo forte na escola, pois esta o patrocina na sua empreita esportiva. Os principais atletas dos clubes fora do país possuem uma formação acadêmica, se não a tem, pelo menos concluíram os estudos fundamentais. O que infelizmente não ocorre com frequência no Brasil. Na sua maioria os jogadores brasileiros deixam a escola para seguir carreira no futebol.

Claro que não somente a educação é capaz de manter jogadores de futebol, o foco aqui são os atletas dos gramados por serem os mais assediados, longe de encrencas e problemas com a justiça. Mas é sabido que a educação impõe limites e agrega ao homem conceitos e definições do que é certo e errado e os verdadeiros valores para uma qualidade de vida.

As chamadas “marias chuteiras”, tão presentes na vida dos atletas do esporte bretão, seriam menos aceitas se estes jogadores fossem mais instruídos. Os jovens atletas, logo que chegam aos clubes começam a receber montantes exorbitantes de dinheiro e tratamento diferenciado, e sem a educação tão necessária a todo ser humano, acontece o deslumbramento e o desequilíbrio psicológico, acarretando o envolvimento com pessoas que desejam apenas a exploração de seu talento e dinheiro em detrimento do seu verdadeiro sucesso como jogador de futebol.

Não somente as “marias chuteiras”, mas os amigos que não conseguiram alcançar o estrelato no esporte e infelizmente migraram para o lado negro da força, aproveitam da imagem do atleta que acaba sendo denegrida.

Mas nem todos os atletas são ingênuos. Alguns, infelizmente, usam de sua imagem, já sólida, para fazer atividades escusas. Como em toda profissão, há também no esporte, os bons e os maus profissionais, pessoas de boa e de má índole

O Caso Bruno foi o mais forte e triste envolvendo profissionais do esporte. Ainda não se tinha visto uma história de crime de homicídio envolvendo atletas. Que este seja o último, e não respingue sangue no Clube de Regatas do Flamengo.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Em alta, Mano ganha apoio no MS para assumir a seleção brasileira Fúrrrrrrrrrrrrrrrriiaaaaaaaaaaa enfim agarra a taça!!!!

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Olá, você está no blog do Paixão entre linhas, um projeto da Editora Leitura que une literatura e futebol e vai surpreender os torcedores dos principais clubes do país.

Posts

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

julho 2010
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

%d blogueiros gostam disto: